13 Melhores Praias de Florianópolis, SC

por Jade

Florianópolis, ou simplesmente Floripa, é uma das cidades brasileiras mais bonitas em termos de natureza, com diversas praias preservadas. Como moramos vários anos lá, resolvemos compartilhar com você as 13 melhores praias de Florianópolis segundo nossa vivência na cidade.

Há dezenas de praias em Floripa, mas não queremos fazer uma lista interminável e confusa. Nossa intenção é apresentar praias bonitas para vários públicos, desde viajantes que gostam de ondas até famílias com crianças.

Leia também nosso artigo especial sobre O que fazer em Florianópolis e sobre Onde se hospedar em Florianópolis nas melhores praias e bairros!

13 Melhores praias de Florianópolis

  1. Praia da Ilha do Campeche;
  2. Praia do Matadeiro;
  3. Praia da Lagoinha do Leste;
  4. Praia da Galheta;
  5. Praia da Barra da Lagoa;
  6. Praia da Joaquina;
  7. Praia do Campeche;
  8. Praia Mole;
  9. Praia do Forte;
  10. Praia de Jurerê Internacional;
  11. Praia da Daniela;
  12. Praia Brava de Floripa;
  13. Praia do Moçambique.

Praia da Ilha do Campeche

Praia da Ilha do Campeche
Fonte: Tripadvisor

A Praia da Ilha do Campeche é uma das melhores praias de Florianópolis sem sombra de dúvida, porém não é acessível a todos.

Com águas calmas e transparentes, a Ilha do Campeche está localizada a poucos minutos de barco da praia de mesmo nome, no leste da Ilha de Santa Catarina.

Porém, para chegar até lá é preciso pagar um passeio de barco. O melhor é contratar o passeio na Barra da Lagoa ou Armação e aproveitar o próprio trajeto como uma atração turística. Os barcos que saem da Barra passam por belas praias (não param nessas praias).

Para o barco que sai da Barra, tente pagar no máximo R$ 130 por pessoa, porém no verão esse valor pode ser maior. Também há botes (não barcos) que saem da Praia do Campeche, mas não pense que por isso o valor será menor (em torno de R$ 100), e da Praia da Armação.

Como a Ilha do Campeche é área de preservação, o tempo de permanência máximo é de 4h.

Nossa dica é fazer o passeio à Ilha do Campeche somente em dias de sol, caso contrário, o mar não estará tão bonito assim. Além disso, como você só poderá ficar 4h no local, aproveite ao máximo o inigualável mar do local.

Mas saiba que há outras atrações na ilha, como trilhas e pinturas rupestres.

Vale atenção redobrada com os quatis, que sabem abrir mochilas e frequentemente roubam os visitantes. Eles são abusados!

Praia do Matadeiro

13 Melhores Praias de Florianópolis, SC

Com um nome que recorda o passado de caça às baleias na Ilha de Santa Catarina, a Praia do Matadeiro é um dos lugares mais belos de Florianópolis, sendo minha praia preferida.

A combinação de natureza preservada e mar com boa ondulação torna a Praia do Matadeiro excelente para quem gosta de natureza, surfe e nadar.

Quando não está vindo nenhuma frente fria ou algo do tipo, o mar costuma formar boas ondas, mas sem buracos. Basta passar a arrebentação para nadar com mais tranquilidade.

Para chegar à Praia do Matadeiro, há uma pequena trilha a partir do bairro da Armação.

Além disso, saiba que é a partir da Praia do Matadeiro que muitos visitantes iniciam a trilha da Lagoinha do Leste. Essa trilha sim é longa e pesada.

Praia da Lagoinha do Leste

Praia da Lagoinha do Leste
Fonte: Wikimedia

A Lagoinha do Leste é considerada uma das melhores praias de Florianópolis, mas só é acessada por trilhas ou barco.

Há duas trilhas que levam à Lagoinha, uma saindo do Pântano do Sul (mais íngreme, protegida do sol e “mais rápida”) e outra a partir da Praia do Matadeiro (mais longa e com mais sol).

A maioria dos viajantes começa por uma trilha e volta pela outra. É imprescindível fazer esse passeio em grupo, por segurança, já que as trilhas são longas, cansativas e desertas!

A recompensa é uma praia super limpa, com muita natureza e belas paisagens.

Já na praia, há quem faça uma trilha (também cansativa) até o Morro da Coroa para apreciar a beleza da Praia da Lagoinha do Leste, o que rende belas fotos. Sem dúvida, é um paraíso em plena capital catarinense!

Praia da Galheta

13 MELHORES PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS, SC
Fonte: Wikimedia

A Praia da Galheta faz parte do Parque Municipal da Galheta, uma área de preservação permanente, por isso é uma praia bem preserva, praticamente deserta.

Seu principal acesso é através de uma trilha, que se inicia na Praia Mole, mas é um caminho sem dificuldades.

Ideal para surf e nadar, porque o mar tem ondulação muito boa, a Praia da Galheta também é utilizada para naturismo/nudismo em Floripa, porém não é obrigatório, sendo comum pessoas não praticantes do naturismo nos dias de maior movimento.

Nos dias da semana, fora da alta temporada, a praia fica vazia demais para ser visitada com segurança.

A beleza da Praia da Galheta é indiscutível, mas as reclamações de naturistas e não naturistas sobre visitantes sem noção estão cada vez mais constantes, principalmente no verão.

Acredito que se você visitar essa praia em grupo, não haverá problemas. Se for fora das épocas de feriados no verão, será ainda melhor.

Praia da Barra da Lagoa

A parte com o mar mais tranquilo

O bairro Barra da Lagoa se localiza no encontro da Lagoa da Conceição com o mar e, assim, possui um canal de águas claras muito utilizado por barcos e jet skis.

Mas é a praia e o bairro típico manezinho que mais chamam a atenção. A Praia da Barra da Lagoa tem um mar muito bom para a prática de esportes, mas é também adequado para crianças e para nadar. Não é um mar de tombo.

Nós gostamos de ir à Praia da Barra da Lagoa por que não falta espaço na faixa de areia, o bairro tem restaurantes para vários bolsos e ainda dá para ir a Prainha da Barra e até as piscinas naturais no costão (das piscinas não sou muito fã!).

Como a região da Lagoa da Conceição tem várias praias excelentes, esse é para nós um dos melhores bairros para se hospedar em Florianópolis.

Nos dias de sol forte, o mar fica bem clarinho, perfeito para nadar. Saiba que quando o vento sul aparece, a Barra da Lagoa é uma das melhores opções, por ser mais protegida.

Além disso, se você quer fazer aulas de surfe, lá é o melhor lugar!

Praia da Joaquina

13 MELHORES PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS, SC

A Praia da Joaquina já foi a mais badalada entre as praias de Florianópolis, mas atualmente perdeu o posto para Jurerê Internacional.

Mas a Joaquina, como é conhecida, possui qualidades que Jurerê Internacional não tem, como o mar forte, ideal para o surfar, faixa de areia larga, dunas preservadas e águas totalmente limpas.

Apenas fique atento ao acesso a praia, porque os estacionamentos não dão conta da demanda nos finais de semana com sol, e o transporte público é ineficiente. É melhor usar o uber.

Mesmo assim, a Praia da Joaquina não pode ficar de fora das 13 melhores praias de Florianópolis e das atrações sobre o que fazer na Lagoa da Conceição!

Vale a pena tirar a clássica foto nas pedras, com belas vistas para a praia.

Além disso, saiba que há restaurantes na Joaca, mas grande parte da praia é deserta, sem construções. Então, agrada vários públicos.

Praia do Campeche

A Praia do Campeche é a continuação da Praia da Joaquina, indo na direção sul, por isso essas duas praias possuem características semelhantes, mesmo a Joaca sendo visualmente mais bonita e possuindo dunas.

As areias da Praia do Campeche são brancas e normalmente a faixa de areia é larga, com exceção da época das ressacas.

Apenas saiba que o mar nessa praia é mais forte, com ondas, ideal para a prática de esportes. O Campeche é um bairro com bons restaurantes, completando o passeio à praia, sendo o local com o metro quadrado mais caro da cidade!

Praia Mole

13 Melhores Praias de Florianópolis, SC
As areias douradas da Praia Mole

A Praia Mole é uma das mais procuradas praias de Florianópolis, porque mescla o agito da Lagoa da Conceição com paisagens belíssimas.

Mas não se engane, de mole esse praia não tem nada, já que seu mar é agitado e há buracos.

Sem dúvida, a Praia Mole é uma das melhores praias de Florianópolis para tomar banho de sol, mais do que nadar. Sua vizinha, a Praia da Galheta, é muito melhor para tomar banho de mar.

A partir da Praia Mole, você pode fazer a trilha do Gravatá, sendo melhor nos horários de maré baixa.

Praia do Forte

13 Melhores Praias de Florianópolis, SC
Fortaleza, a Praia do Forte fica logo abaixo

A Praia do Forte é uma pequena praia perto de Jurerê Internacional, na base do morro onde está uma das construções mais antigas da cidade, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

Essa fortaleza tinha a intenção de proteger a entrada norte do estreito da Ilha de Santa Catarina, principalmente dos navios espanhóis.

Em relação à Praia do Forte, nós gostamos dela por ter mar super tranquilo, árvores que fazem sombra e possuir ambiente familiar, ideal para quem busca tranquilidade. Para crianças pequenas, essa praia é ótima!

Praia de Jurerê Internacional

Praia de Jurerê Internacional
Fonte: Tripadvisor

A mais badalada das praias de Florianópolis não é nossa preferida, exatamente por ser badalada demais.

Além disso, a Praia de Jurerê Internacional possui águas bastante calmas e uma faixa de areia pequena, mas não pode ficar de fora das melhores praias de Florianópolis, porque é bonita.

Nos dias mais tranquilos, a praia é ótima para relaxar, mas nos dias de muito movimento, não recomendamos, a não ser que você goste de aglomerações.

Se você está curioso para conhecer essa praia, dá para fazer um roteiro passando por lá e suas vizinhas, a Praia do Forte e a Praia da Daniela.

Praia da Daniela

Praia da Daniela
Fonte: Tripadvisor

A Praia da Daniela é uma das mais indicadas para crianças ou pessoas que gostem de águas calmas.

Além disso, é uma praia limpa e não é tão movimentada quanto a vizinha Jurerê Internacional, por esses motivos também é bastante procurada por quem gosta de pescar.

Praia Brava de Floripa

13 MELHORES PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS, SC
Fonte: Wikimedia

A Praia Brava se localiza no extremo norte de Florianópolis, sendo o acesso por ônibus bem demorado.

Se você quer uma praia realmente brava, mas muito bela, a Praia Brava é uma ótima opção.

Note também os condomínios de classe alta lá localizados, algo que não encontramos muito na maioria das praias de Florianópolis.

Praia do Moçambique

Praia do Moçambique
Fonte: Wikimedia

Continuando pela Praia da Barra da Lagoa, chega-se a Praia de Moçambique, uma praia praticamente deserta, muito utilizada para surfe.

Por ser deserta, é melhor não ir sozinho, principalmente em dias de pouco movimento.

Mapa com as melhores praias de Florianópolis

Confira no mapa a localização das praias em Florianópolis mencionadas neste post. Basta clicar no “botão com seta” para acessar a legenda do mapa.

Gostou das melhores praias de Florianópolis? Então, leia também nosso artigo especial sobre O que visitar em Florianópolis e sobre Onde ficar em Florianópolis nas melhores praias!

Boa Viagem!

Comparador de seguro viagem Seletor de hotéis

Teste o seletor de hotéis do Guia!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Reserva de hotéis

RESERVA DE HOTÉIS

Utilize o nosso link do Booking para conseguir as melhores ofertas de hotéis, pousadas e albergues.

O Booking oferece muitas vantagens: preços baixos, cancelamento gratuito de reservas, não é cobrada taxa de reserva e geralmente o pagamento é realizado somente na hora do check-in ou do check-out, na acomodação.

Reserva de carros

ALUGUEL DE CARROS

O Rentcars é um comparador de preços para encontrar a melhor tarifa no aluguel de carros em mais de 140 países.

Há várias vantagens em utilizar o serviço: não há cobrança de IOF, você pode realizar parcelamento, são muitas locadoras comparadas e não há cobrança de taxa para emissão da sua reserva.

Além disso, por padrão estão inclusas nas diárias Rentcars: quilometragem livre, proteção básica e as taxas administrativas da locadora.

Melhores seguros viagem

SEGURO VIAGEM

Tá em dúvida sobre qual seguro viagem comprar? O Seguros Promo oferece um comparador de seguros viagem que te ajuda a encontrar os melhores preços das principais seguradoras.

Utilize o nosso link para conseguir os preços mais baixos e com desconto.

Loja do viajante

LOJA DO VIAJANTE

Sabe quando você utiliza um check-list de viagem e descobre que faltam alguns itens para a sua bagagem?

Selecionamos produtos importantes que nós utilizamos e recomendamos você levar na sua viagem. Eles estão apresentados na Loja do Viajante

Melhor localização

CHECAR LOCALIZAÇÃO

Encontrou um hotel, mas não tem certeza se ele é bem localizado? Tire a dúvida com esta ferramenta gratuita. Ela analisará a localização, de acordo com uma metodologia específica, e atribuirá uma nota.

Vale dizer que a melhor área possível para se hospedar é aquela área agradável, segura, com acesso ao transporte público, restaurantes e próxima aos principais pontos turísticos.

Melhores hotéis

SELETOR DE HOTÉIS

O Seletor de Hotéis é uma ferramenta online, totalmente gratuita, que seleciona os hotéis, hostels, apartamentos, pousadas e hotéis-fazenda mais adequados ao perfil do viajante. Por meio de um método matemático, o Seletor de Hotéis descobre os hotéis perfeitos para você em qualquer cidade do mundo.

A única coisa que o viajante deve fazer é elencar (de 1 a 5) suas prioridades em relação às características dos hotéis. Qual é a ordem de importância das características do hotel para o viajante? Por exemplo: melhor localização, menor preço, maior qualidade, mais reservado e tamanho do hotel.

Podcast de viagem

GUIA DE VIAGEM

O Papo Viagem Podcast é um guia de viagem em áudio gratuito sobre vários destinos que conhecemos.

Nós contamos a nossa experiência nas cidades e passamos dicas sobre onde se hospedar, melhor época para viajar, atrações e muito mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido.