15 Melhores Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar

Descubra 15 deslumbrantes cachoeiras em Minas Gerais que você merece conhecer!

Minas Gerais é um dos estados mais ricos em paisagens naturais, com muitos parques, rios e, principalmente, cachoeiras. As cachoeiras em Minas Gerais possuem os mais diversos cenários, desde quedas d’água altíssimas até cascatas volumosas, sempre com belas paisagens.

No post de hoje, você vai se apaixonar por 15 deslumbrantes cachoeiras em Minas Gerais. Confira as dicas e comece a planejar sua viagem!

 

1 Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: Wikimedia por Rafael dos Reis Pereira

A Cachoeira do Tabuleiro é uma das mais espetaculares cachoeiras do Brasil, sendo a terceira cachoeira mais alta do país, com 273 metros. Localizada na Serra do Espinhaço, a Cachoeira do Tabuleiro possui uma grande piscina natural para nadar.

Vale destacar que a Serra do Espinhaço é um parque estadual e Reserva da Biosfera. A Serra do Espinhaço abriga muitas plantas endêmicas, importante patrimônio natural do Brasil.

 

2 Cachoeira Janela do Céu – Ibitipoca

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: Wikimedia por Marcos Lamas

A Cachoeira Janela do Céu é uma das atrações turísticas mais impressionantes do Parque Estadual do Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira. As águas cor de cobre da cachoeira formam em seu topo uma vista linda e impressionante.

O Parque Estadual do Ibitipoca tem várias cachoeiras, piscinas naturais e belíssimas formações rochosas. Sabia mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca aqui!

 

3 Cachoeira Casca D’Anta – Serra da Canastra

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

Quando se fala em natureza e aventura na Serra da Canastra, as cachoeiras, piscinas naturais e as nascentes são o grande destaque. Há aproximadamente 10 cachoeiras no parque, sendo a mais conhecida a Cachoeira Casca D’Anta.

O cartão-postal da Serra da Canastra é a Cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros de altura, sendo a queda d’água mais alta do Rio São Francisco.

 

4 Cachoeira do Fundão – Serra da Canastra

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

A Serra da Canastra é realmente um lugar lindo, com belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira do Fundão.

Essa cachoeira não é tão famosa quanto a Cachoeira Casca D’Anta, por ser mais difícil de chegar, devido às dificuldades da estrada, mas também vale a visita.

 

5 Cachoeiras do Canyon de Furnas – Capitólio

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

Para ver várias cachoeiras e cascatas em um lugar paradisíaco, o passeio de barco pelo Canyon de Furnas é mais do que recomendado.

As rochas avermelhadas são cortadas por cachoeiras, que formam no canyon um gigantesco lago de águas verdes. Lindo demais!

Veja também as dicas sobre onde se hospedar em Capitólio para conhecer o Canyon de Furnas.

 

6 Cachoeira da Lagoa Azul – Capitólio

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

A Cachoeira da Lagoa Azul tem esse nome porque suas águas variam de tons de verde ao azul, com uma transparência muito grande.

Com entrada super fácil, mas paga, a Cachoeira da Lagoa Azul é uma atração imperdível para quem visita o Canyon de Furnas, também conhecido como Mar de Minas.

 

7 Cachoeira Grande – Serra do Cipó

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

A Cachoeira Grande é uma das cachoeiras em Minas Gerais mais imperdíveis. Como não se surpreender com tantas cascatas?

Localizada na Serra do Cipó, a beleza da Cachoeira Grande atrai muitos visitantes, só falta melhorar a estrutura. porque a procura é cada vez maior.

 

8 Cachoeira do Bené – Jaboticatubas

Como não ficar apaixonado pelas imagens da Cachoeira do Bené? A Cachoeira do Bené é uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais, com mata preservada, lindas cascatas e uma piscina natural ideal para banho.

A Cachoeira do Bené ainda não está na rota dos visitantes não mineiros, mas é incrível. Confira também o vídeo acima sobre uma das melhores cachoeiras em Minas Gerais.

 

9 Cachoeira do Vale das Borboletas – São Tomé das Letras

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

A pequena São Tomé das Letras é uma cidade com muitas grutas, cachoeiras e curiosidades interessantíssimas. Entre as cachoeiras da cidade, destaca-se a Cachoeira do Vale das Borboletas.

A Cachoeira do Vale das Borboletas é belíssima, como você pode notar na imagem. Além disso, é fácil de chegar, com uma caminhada leve, e ainda há estrutura com restaurante e lanchonete. Passeio imperdível para toda a família!

 

10 Cachoeira Véu de Noiva – Serra do Cipó

Há muitas cachoeiras em Minas Gerais e no Brasil com o nome véu de noiva. Já dá para imaginar o que esse nome significa: uma grande queda d’água.

Na Serra do Cipó, um dos destaques é a Cachoeira Véu de Noiva. Com 70 metros de altura, a Cachoeira Véu de Noiva forma uma grande piscina natural.

Confira também o vídeo sobre a Cachoeira Véu de Noiva.

 

11 Complexo da Zilda – Carrancas

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

Na cidade de Carrancas, o grande destaque não é apenas uma cachoeira, mas um conjunto de belíssimas cachoeiras em Minas Gerais, o Complexo da Zilda.

Para conhecer as cachoeiras do Complexo da Zilda é necessária a ajuda de um guia local, mas vale a pena!

 

12 Cachoeira do Chuvisco — Santo Antônio do Rio Abaixo

A Cachoeira do Chuvisco faz parte da Estrada Real, a rota turística mais famosa de Minas Gerais, que terminal no Rio de Janeiro, especificamente em Paraty.

Apesar de ter apenas 10 metros de queda, a Cachoeira do Chuvisco impressiona pelo volume de água, pelo fato do visitante poder passar por trás das quedas e pela grande piscina natural para nadar.

 

13 Cachoeira Alta — Ipoema

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

A Cachoeira Alta (ou do Macuco) possui uma imensa queda d’água, com 110 metros de altura.

A exuberante queda é o lugar ideal para praticar rapel em Ipoema, mas nadar na piscina natural já vale muito a pena. Há estrutura nas proximidades da cachoeira, com camping.

 

14 Cachoeira dos Félix – Buenos Brandão

15 Cachoeiras em Minas Gerais para Visitar!

Fonte: TripAdvisor

A Cachoeira dos Félix é uma das mais belas cachoeiras em Bueno Brandão, uma cidade conhecida pela beleza natural. Com estrutura turística, mas muita beleza, a Cachoeira dos Félix possui cascatas incríveis.

 

15 Cachoeira de Santo Antônio – Raposos

A Cachoeira de Santo Antônio é uma das mais belas cachoeiras em Minas Gerais e está próxima de Belo Horizonte. Com fácil acesso e visual incrível, a Cachoeira de Santo Antônio é um passeio imperdível!

Confira o vídeo acima com imagens da Cachoeira de Santo Antônio.

 

Qual das 15 cachoeiras em Minas Gerais mais te surpreendeu? Deixe seu comentário!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.