10 Melhores Comidas Típicas do Chile para Provar

Descubra as 10 comidas típicas do Chile mais deliciosas!

O Chile é um país muito visitado pelos brasileiros. Santiago, o Atacama, as estações de esqui e a Patagônia são apenas algumas regiões e cidades turísticas do Chile. Entre cidades, atrações e muitos passeios, as comidas típicas do Chile estarão no seu cardápio.

É comum chegar ao Chile sem saber muito bem quais são os pratos típicos da culinária chilena. Muitas vezes, é dito que o Chile não tem uma comida boa, mas há várias opções de comidas diferentes para provar no país.

Por isso, o post de hoje é dedicado as 10 comidas típicas do Chile mais deliciosas. Confira a lista e queira viajar agora para o Chile (ou tentar fazer algum desses pratos em casa)!

 

Frutos do Mar e Peixes

10 Comidas típicas do Chile!

A centolla é o fruto do mar mais caro, mas a sopa de centolla é uma opção mais econômica. Fonte: Wikimedia

O Chile é um país com um litoral costa imenso, com o rico Oceano Pacífico o banhando. São muitos frutos do mar e peixes que os chilenos saboreiam e que os turistas ficam encantados.

O fruto do mar mais conhecido e também o mais caro é a centolla, um caranguejo gigantesco, originário da Patagônia chilena. Comer centolla custa uma pequena fortuna! Mas há outras opções, como a jaiba, que é um siri; o loco, que é um molusco super diferente; e o molusco picoroco, além de muitos outros.

Em relação aos peixes, o salmão é um dos peixes do Chile mais conhecidos pelos brasileiros, porque importamos muito salmão chileno para o Brasil. O congrio também se destaca, principalmente o congrio rosa.

Do congrio é feito o caldillo de congrio, um tipo de ensopado ou sopa com verduras, caldo de peixe e muitos temperos. O caldillo de congrio é tão famoso, que o poeta Pablo Neruda fez um poema em homenagem a essa deliciosa comida típica do Chile: Oda al Caldillo de Congrio.

 

Ceviche

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Wikimedia

Continuando nos pratos típicos do Chile com peixes e frutos do mar, chegamos ao ceviche. Há muita polêmica sobre a origem do ceviche, porque Chile e Peru “brigam” pelo prato, acirrando a rivalidade histórica.

De qualquer forma, o ceviche é muito consumido no Chile, assim como no Peru (descubra as delícias da culinária peruana aqui).

Mas o que é ceviche? O ceviche é um prato de peixe branco cru marinado no suco de limão e acompanhado de vários temperos. Pimenta, cebola e coentro trazem sabor, aroma e contraste ao ceviche. Parece fácil, mas não é, por causa do fato do peixe ser apenas marinado e do equilíbrio entre os sabores.

 

Pastel de Choclo

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Wikimedia

O pastel de choclo é um prato conhecidíssimo no Chile, com variações da receita em outros países da América do Sul.

O pastel de choclo nada mais é do que uma massa de milho verde que encobre um refogado de carne com ovos e azeitonas. Seria um tipo de escondidinho, só que no lugar de batata ou mandioca entra o milho verde.

O fato mais curioso do pastel de choclo é ser um prato agridoce. Na massa de milho verde é acrescentada açúcar, assim como acima do prato para dar uma cor dourada.

 

Curanto en Hoyo

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Wikimedia

O curanto en hoyo é uma das comidas típicas do Chile mais diferentes. Originária da Ilha de Chiloé, o curanto en hoyo é uma forma de cozinhar mariscos, carnes e vegetais no vapor.

Para isso, as comidas são postas acima de pedras quentes e depois cobertas por folhas da planta pangue.

Esse método de cozinhar está presente em diversos países do mundo, normalmente ligado aos povos originais de países com atividade geotermal, como é o caso da Nova Zelândia.

 

Chacarero

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Flickr

O chacarero é um sanduíche que deixa qualquer hambúrguer em segundo plano. O chacarero é uma comida rápida, mas com ingredientes caseiros e de qualidade.

Em um excelente pão, finas camadas de carne grelhada são colocadas, juntamente com tomate, ají verde (molho de pimenta), maionese caseira e vagem cozida e cortada.

Os sanduíches de carne, e não carne moída, são absurdamente saborosos e mais nutritivos. No Uruguai, há um sanduíche parecido, o chivitos (confira aqui).

 

Carbonada

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Recetas Chile

A carbonada é um cozido de carne e vegetais muito comum no Chile, Argentina, Bolívia e Peru.

A carbonada é um prato extremamente nutritivo e saboroso, pois carne bovina é cozida com muitos vegetais, como milho, sendo ideal para o inverno. É claro que para dar mais sabor, a carne é refogada com cebola e temperos até ficar dourada.

 

Cachorro-quente, o completo italiano

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Wikimedia

O cachorro-quente chileno é muito mais harmônico em sabores do que nosso, sou obrigada a confessar.

Além de usarem uma salsicha de melhor qualidade (fator importantíssimo), a combinação de abacate com temperos é imperdível. Por causa das cores, o cachorro-quente é chamado de italiano, mas há outras opções de cachorro-quente no Chile.

 

Sopaipillas

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Vimeo

As sopaipillas são deliciosos petiscos fritos, que podem ser doces ou salgados.

O diferencial é a que na massa vai abóbora, responsável pela bela cor alaranjada e também pela versatilidade do petisco.

As sopaipillas levam abóbora, farinha de trigo, manteiga e temperos comuns. Essas delícias fritas acompanhadas de molho pebre (tipo um vinagrete) são entradas estupendas.

 

Empanadas

10 Comidas típicas do Chile!

Fonte: Public Domain Pictures

Por último, mas não menos importante, estão as empanadas chilenas. Na maioria dos países da América do Sul, há empanadas, sejam fritas ou assadas.

No Chile, as empanadas são super populares, com a empanada assada de carne sendo uma das mais consumidas. Ovos e azeitonas costumam estar presentes nas empanadas de carne e deixam o recheio ainda mais gostoso.

Há também empanadas fritas, com diversos recheios. As empanadas fritas lembram o nosso pastel.

A Argentina é muito conhecida por suas empanadas e vale a pena fazer em casa essa delícia sul-americana que ultrapassa as fronteiras nacionais.

 

Bebidas Chilenas

10 Comidas típicas do Chile!

Pisco Sour. Fonte: Flickr

Como falar de comidas típicas do Chile e não mencionar os acompanhantes que enriquecem a refeição.

O vinho chileno é um bom e velho conhecido dos brasileiros, mas no Chile são ainda mais baratos. Os carmeneres são os mais conhecidos. Vale apostar em vinhos chilenos que você não encontra no Brasil do que trazer vinhos disponíveis aqui.

Outra bebida muito conhecida e consumida no Chile é o pisco sour, uma bebida alcoólica feita a partir da aguardente da uva. Chile e Peru disputam a criação do coquetel, mas é tão consumido nos dois países, que já virou patrimônio dos dois.

A aguardente da uva é misturada com suco de limão, açúcar e clara de ovo, além de outros ingredientes. O pisco sour é uma bebida forte, mas muito saborosa.

 

Qual das comidas típicas do Chile você mais se interessou? Deixe seu comentário e confira o episódio do Papo Viagem Podcast sobre Santiago do Chile!

Boa viagem, Viajante!

[P.S: não se esqueça de reservar o seu hotel pelo nosso link do Booking. Você não paga nada a mais pela sua hospedagem e ainda ajuda o site. Obrigado!]

Posts que você deve ver também!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Receber notificações de
avatar
wpDiscuz
error: Conteúdo protegido.